acorde “F“(fá maior) que tem uma pestana completa. Primeiro veja esse diagrama:
, a “seta na horizontal” indica a “pestana”, ou seja, você tem que colocar um dedo em toda extremidade indicada pela “seta”, nesse caso como o acorde é o “F“(fá maior”), utilize o dedo 1(mão esquerda). Outra coisa, lembre-se que colocando o dedo próximo ao traste, você terá menos dificuldade de colocar o acorde e pressionar as cordas contra o braço do violão.
Para colocar o acorde de “F“, vamos começar pela pestana(dedo 1 mão esquerda) devido ser um pouco difícil de colocar. Mas não se preocupe, tem um jeito bem prático de colocar a pestana no braço do violão. Siga essa regra:
1°) Prenda primeiramente a 1ª(mi) e 2ª(si) com o dedo 1(mão esquerda). Mais ou menos como mostrado na figura:
Com o dedo 1(mão esquerda) já posicionada, Toque com os dedos “I” e “M“(mão direita) a 2ª(si) e a 1ª(mi) corda individualmente.Veja se o som esta saindo nítido.
Obs.: Não esqueça! colocando o dedo próximo do traste, diminui o esforço em pressionar as cordas contra o braço do violão. Treine até o som sair bem nítido e o dedo “1″ doer menos.
2°) Agora você vai prender com o dedo “1″(mão esquerda) a 4ª, 3ª, 2ª e 1ª simultaneamente. Assim como mostra a figura:
Observe que na figura o dedo 2, esta por cima do dedo 1(utilizado pra fazer a pestana do acorde “F”. Desse forma o dedo 2 ajuda o dedo 1 a pressionar as cordas contra o braço do violão. Com a mão direita faça esse exercício:
a)Toque a 4ª corda(ré) com o dedo “P”(mão direita).
b)Toque a 3ª corda(sol) com o dedo “I”(mão direita).
c) Toque a 2ª corda(si) com o dedo “M”(mão direita).
d) Toque a 1ª corda(mi) com o dedo “A”(mão direita).
obs.: Enquanto o som das cordas não sair bem nítido, não mude de exercício. É muito importante que aprendas a colocar a pestana e que saia com o “som bem limpo”.
3°) Por fim você vai colocar o dedo 1(mão esquerda) prendendo as 6 cordas de uma só vez. Assim como esta na figura:
Veja que o dedo 2 esta sobrepondo o dedo 1. Como já foi dito, ajudará o dedo 1 a pressionar as cordas contra o braço do violão. Com o passar do tempo, você vai colocar a pestana sem dificuldades. Toque as 6 cordas com a mão direita nessa ordem:
a) Toque a 6ª corda(mi) com o dedo “P”(mão direita).
b) Toque a 5ª corda(lá) com o dedo “P”(mão direita).
c) Toque a 4ª corda(ré) com o dedo “P”(mão direita).
d) Toque a 3ª corda(sol) com o dedo “I”(mão direita).
e) Toque a 2ª corda(si) com o dedo “M”(mão direita).
f) Toque a 1ª corda(mi) com o dedo “A”(mão direita).
Repita várias vezes esse exercício. Assim que parar de doer o dedo 1, você já pode completar o acorde de “F“(fá maior) mostrado acima no diagrama. Siga essa ordem para colocar o acorde “F” completo:
1°) Coloque o dedo 1(pestana completa 6 cordas pressionadas) na 1ª casa.
2°) Coloque o dedo 2 na 2ª casa da 3ª corda.
3°) Coloque o dedo 3 na 3ª casa da 5ª corda.
4°) Por fim coloque o dedo 4 na 3ª casa da 4ª corda.
A posição do acorde de “F“(fá maior) deve ficar parecido com esse mostrado na figura:
O Exercício com a mão esquerda é o mesmo utilizado na pestana completa. Dedo “P” tocará a 6ª, 5ª e 4ª corda. Logo em seguida toque a 3ª corda com o dedo “I”. Depois toque a 2ª corda com o dedo “M”. Para finalizar toque a 1ª corda com o dedo “A”.
Sei que não é fácil para quem esta iniciando os estudos colocar pestana. Mas não desanime e nem “pule exercícios”, são esses exercícios que farão a diferença na hora de tocar uma música completa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário